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Regiões e Pontos Vitória
Nos especiais anuais, o jogo acontece num mapa da Europa Antiga, dividido em 87 regiões. No especial de 2020, Shadow Empires, introduz o novo conceito de fações, afectando o modo como as regiões são controladas.
Regiões, colonização e controlo
Há 87 regiões independentes que podem ser controladas pelos jogadores. Isto permite-lhes juntar pontos de vitória e ativar poderes antigos (artefactos).
Assim sendo, como podes dominar uma região? Primeiro, esta tem de ser desbloqueada. Isto acontece assim que as 5 maiores alianças na região reunirem pelo menos 4.000 de população em conjunto na região. A população das outras alianças, de jogadores sem alianças, em férias ou banidos e aldeias Natar não é tida em conta. Uma vez que a região é desbloqueada, não pode voltar a ser bloqueada, contudo se a população descer abaixo de 4k de população deixa de produzir pontos de vitória e o poder regional será desactivado.
Só é possível colonizar novas aldeias em regiões nas vizinhanças de regiões desbloqueadas. A única exceção a esta regra são algumas regiões no centro, onde os novos jogadores aparecem e onde é sempre possível colonizar novas aldeias. Cada facção tem uma região inicial diferente, onde os jogadores são colocados. Quando essa região fica cheia, jogadores mais novos começam a aparecer em outra região próxima, depois em outra e assim por diante.
Se uma das alianças duma fação numa região desbloqueada conseguir alcançar mais de 50% da população na região (apenas as top 5 alianças na região contam para isso), ela começará a tomar o controlo da região. Isto leva 24 horas em servidores regulares, 16 horas em x2 e 12 horas em x3. Caso a aliança consiga manter a maioria, irá controlar a região.
A informação sobre a população da região, fações e as alianças do top 5 são exibidas no separador Estatísticas > Região e em qualquer Embaixada localizada na região. Tem em atenção que na coluna "População regional" das estatísticas é exibida a população da aliança nº 1 na região, e não a população total na região.
Aqui está uma visão geral da mecânica regional:
Estado de uma região |
Como alcançar |
Efeitos |
Bloqueada |
Todas as regiões começam bloqueadas. |
Não podem ser colonizadas a não ser que a região vizinha seja desbloqueada. Também é possivel fundar uma segunda aldeia na região onde tens a tua capital.
|
Desbloqueada |
As alianças do top 5 na região têm de alcançar um total de 4.000 de população na região.
|
Podem ser colonizadas e disputadas. Não podem voltar a ser bloqueadas. |
Disputada |
Uma das fações tem de alcançar no mínimo mais de 50% de população do top 5 de alianças na região.
|
Pode cair para desbloqueada se a aliança perder a maioria. |
Segura |
A Fação tem de manter a maioria por mais de 24 horas consecutivas. |
Os membros da aliança no controlo podem ativar o poder antigo da região (caso exista) e a aliança recebe pontos de vitória, desde que a população fique acima dos 4.000 |
Poderes antigos e pontos de vitória
A maior aliança na região que pertença a fação controladora beneficia do poder antigo da região, se existente. Qualquer jogador da aliança pode activar o ponto ancião. Para ativar o poder ancião, o jogador tem de ter uma Tesouraria a nível 10 (para poderes menores, relacionados a aldeias) ou 20 (para poderes relativos a contas). Podes ativar o poder em qualquer aldeia; não é necessário estar localizada na mesma região que o poder.
Podes ativar um poder em cada aldeia, mas apenas um dos poderes pode ser usado para toda a conta. Uma vez ativado, o poder perdura por 24 horas, podendo ser ativado posteriormente caso a aliança continue a dominar a região. Pode ser feita uma ativação grátis por dia; cada ativação adicional custa 5 (para poderes de aldeia) ou 10 (para poderes de conta) de Ouro.
O poder também pode ser desativado sob as seguintes circunstâncias:
- Se saires da tua aliança
- Se perderes a aldeia onde o poder foi ativado
- Se a tua aliança perder o domínio da região que possui o poder
Os poderes anciãos, embora muito úteis, não são o único benefício de se controlar uma região. Se queres ganhar, a tua aliança precisa de reunir pontos de vitória. Cada dia que uma aliança controla uma região resulta em pontos de vitória. A quantidade depende da região:
- Poder único – 10 pontos por dia
- Grande poder – 30 pontos por dia
- Pequeno poder – 50 pontos por dia
- Nenhum poder – 100 ou até mesmo 200 pontos por dia(?)
Além disso, as alianças da facção que estão entre as 5 primeiras da região também recebem pontos de vitória, com base em sua contribuição em população.
A facção que acumular mais pontos de vitória no final do jogo vence. Dentro dessa facção, o vencedor é a aliança que teve mais pontos de vitória no final.
Shadow Empires dura 180 dias na velocidade x1 e 80 dias na velocidade x3.
DESCIDA DE POPULAÇÃO
Se a população regional cair abaixo de 4000, a região deixa de produzir PV e não oferece poder regional.
A região ainda é conquistável / desbloqueada / conquistada / protegida, o tempo de contagem não é afetado. A única mudança é que a produção de PV para e os poderes dessa região não são visíveis nas tesourarias.
Exemplo 1:
A região está desbloqueada mas baixa novamente dos 4000 habitantes
- Enquanto abaixo de 4000 pop, uma fação atinge <50% controlo da região
- A contagem de tempo inicia. Mesmo assim, a mensagem "baixa população" é mostrada
- 4000 população é novamente atingido
- A contagem de tempo fica agora visível
Exemplo 2:
- A região está desbloqueada
- Fação Império conquistou a região
- Jogador B usa o poder ancião
- Região baixa dos 4000 pop
- Fação Império e Aliança A não ganha mais pontos de vitória dessa região e não pode usar o poder ancião dessa região
- Jogador B ainda tem o poder ancião activo, não é cancelado. Mas não o poderá reactivar quando acabar o efeito.
- Região ultrapassa novamente os 4000 poppopulation.
- Fação e Aliança A começa novamente a ganhar PV dessa região e pode novamente activar os poderes de ancião..
MAPA GERAL